A alface é uma cultura plantada e consumida em todo o território brasileiro, não obstante as diferenças climáticas e os hábitos de consumo (COSTA; SALA, 2005). Por esta razão, é uma das hortaliças mais cultivadas em hortas domésticas.

Como sua vida pós-colheita é curta, normalmente as zonas produtoras concentram-se perto de áreas metropolitanas, os chamados “cinturões-verdes”. Durante o inverno nas regiões Sul e Sudeste são cultivadas alfaces importadas adaptadas ao clima mais frio, enquanto nas demais regiões predominam as alfaces de verão.

De um modo geral, as cultivares de verão tendem a apresentar atributos de qualidade inferiores, como um número menor de folhas e cabeças menos compactadas. Como a alface é originária de regiões de clima temperado, existe uma dificuldade adicional em se desenvolver novas cultivares para climas tropicais. FONTE EMBRAPA

Propriedades da alface

100 g de alface fornecem apenas 15 calorias, as folhas são constituídas, sobretudo por água, e supre as recomendações diárias de:

Com relação aos fitonutrientes, esta mesma quantidade de alface contém 4443 µg de betacaroteno e 1730 µg de luteína e zeaxantina (todos são compostos carotenoides).

1. Comer alface ajuda a emagrecer

2. A alface ajuda a manter os olhos saudáveis

3. A alface é boa para a pele

4. A alface é boa para o sistema cardiovascular

5. A alface é um bom alimento contra o câncer

6. A alface é um bom alimento contra o Alzheimer

7. A alface é um bom alimento contra a osteoporose

8. Comer alface ajuda a dormir bem

9. A alface é um bom alimento contra a anemia

Dicas

Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/9-beneficios-da-alface-para-que-serve-e-propriedades/#mFOJEq7Ss6OdErHo.99

Comprar