
Nome(s) Popular(es):Coentro, Coriandro, Erva-percevejo Família:Apiaceae
Muito utilizada no Brasil como condimento no preparo de peixes e molhos à base de tomate.
É provável que, em relação ao valor de mercado, seja a segunda hortaliça folhosa em importância para o Brasil, com grande volume de importação e produção nacional de sementes.
O coentro é uma planta muito utilizada nas receitas nordestinas, e que possui inúmeras vantagens medicinais. Ele tem origem no Oriente, e foi trazido para o Brasil através dos escravos africanos.
Pode ser utilizado de diversas formas: como chá, remédio natural, temperos, e muito mais. Possui diversos benefícios tanto na prevenção como no tratamento de diversas doenças, que serão mencionadas a seguir.
Em alguns países, como a Tailândia, consome-se até mesmo a raiz do Coentro. A planta pertence ao grupo das aromáticas, e por isso, acaba sendo cativante.
1. Protege o coração e todo o sistema vascular:
Em geral, todas as ervas tem uma ação benéfica sobre o sistema cardiovascular. Em especial o coentro ajuda a reduzir o “colesterol ruim” (LDL), principal responsável por doenças cardíacas e entupimento de veias e artérias.
2. Controle e prevenção de diabetes:
É uma ideia altamente difundida na Europa, que o coentro é capaz de reduzir os níveis de açúcar do sangue. Pacientes com diabetes que fizeram uso da planta, tiveram seus índices glicêmicos controlados.
3. Função antioxidante:
A planta possui uma ação antioxidante, responsável por reduzir a produção de radicais livres, e consequentemente, prevenir o envelhecimento celular.
Esta mesma ação é responsável por prevenir câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite, doença de Alzheimer, e muito mais, além de manter sua pele bonita.
4. Efeito relaxante:
O coentro tem uma ação sedativa leve sobre o organismo. Assim, pode ajudar a reduzir ansiedade e a tensão diária, além de agir como relaxante muscular.
Também, de mesmo modo, melhora a qualidade do sono, reduzindo insônias e aumentado as horas de sono diárias.
5. Auxílio ao sistema imune:
O coentro tem também o poder de eliminar corpos estranhos, como fungos e bactérias. Assim, pode ser usado para melhorar a saúde oral, e curar algumas doenças causadas por estes patógenos.
6. Atua como desinfectante:
A erva tem uma ação desintoxicadora do corpo, através da liberação de toxinas do fígado, rins, estômago e intestinos. Desse modo, você se sentirá mais leve.
7. Ajuda no combate e prevenção da anemia:
Além dos diversos outros nutrientes e sais minerais presentes no coentro, ele também é rico em ferro. Essa propriedade ajuda a manter o número e a função de hemácias no sangue, evitando e aliviando os sintomas da anemia.
8. Utilizado em distúrbios gastrintestinais:
Por ações ainda não tão bem elucidadas, acredita-se que o coentro possa melhorar enjoos, vômitos, cólicas e gases intestinais.
9. Age na desintoxicação de metais pesados:
O coentro é responsável por fazer uma varredura no corpo e eliminar todos estes metais a partir do suor. É importante no sentido de evitar doenças como câncer, problemas renais e ossos fracos – que são patologias associadas a presença de metais pesados no organismo.
10. Usada no controle da menstruação:
Ele pode auxiliar no controle e regulação do ciclo menstrual. Pelo mesmo motivo, deve ser evitado quando se está tentando engravidar, ou mesmo durante a gestação (possui ação abortiva).
11. Usado para lavar feridas:
Já foi descrita sua atividade anti bacteriana e fúngica. Pelo mesmo motivo, o coentro pode ser utilizado para lavar machucados, feridas e curativos.
12. Excelente fonte de vitaminas e sais minerais:
Além de todas as atividades reguladoras mencionadas anteriormente, o coentro é rico em ferro, magnésio, vitaminas A, B e C. Tudo isso, auxilia na fortificação dos ossos, garante bom funcionamento do sistema nervoso, e muito mais.
13. Tem ação benéfica sobre a pele:
O coentro pode ser utilizado para aliviar determinadas condições dermatológicas. Pode ser utilizado na forma de pó ou em pasta.
Pode atuar na redução da acne, de doenças fúngicas e secura. Também, pelas suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, pode ajudar na prevenção de doenças e infecções, como a conjuntivite, por exemplo.