Sabemos que a banana traz muitos benefícios para o corpo e pele. É a segunda fruta mais consumida pelo s brasileiros, isso prova que ela está presente todos os dias nas nossas mesas.

A banana é uma fruta tropical, rica em potássio e magnésio, tem também a função antioxidante, antibiótica e antifúngica, que ajuda o organismo a combater possíveis infecções. Essa é uma fruta rica em carboidrato e com baixo teor de gorduras, ou seja, pode ser consumida sem medo.

Há uma variedade de tipos de bananas, o consumidor escolhe a que melhor agrada seu paladar e aproveita bem os benefícios que essa fruta tipicamente brasileira oferece.

Provavelmente você já ouviu falar da banana d’água, e se não, trouxemos aqui algumas informações que podem lhe ser úteis na hora de escolher esse tipo de banana:

Popularmente conhecida como banana nanica, ela é o tipo de banana comprida e da casca amarela, geralmente é muito consumida pura porque é mais doce do que os outros tipos e é usada também na produção de tortas e receitas doces no geral.

A banana possui um valor nutricional altíssimo e devido ao seu alto teor de carboidrato, ela auxilia na rápida digestão.

Por conter muitas vitaminas e nutrientes, a banana é bastante consumida por atletas porque é fonte de energia e auxilia na rápida queima de gordura e energia. O potássio presente nessa fruta previne câimbras e ajuda no bom funcionamento cardiovascular.

O valor nutritivo da banana pode variar bastante entre suas linhagens, mas em todas elas há uma grande concentração de carboidratos, potássio, ferro, proteínas, vitamina B6, vitamina C e fibras.

O consumo diário dessa fruta pode ser feito sem restrições, visto que nutrientes são essenciais ao organismo.

Como comer banana sem engordar

Para poder consumir banana sem engordar, é importante misturá-la com alimentos fontes de proteínas ou de gorduras boas, como as combinações a seguir:

  • Banana com amendoim, castanhas ou pasta de amendoim, que são fontes de gordura boa e vitaminas do complexo B;
  • Banana machucada com aveia, pois a aveia é rica em fibras que ajudam a controlar o efeito do açúcar da banana;
  • Banana batida com uma fatia de queijo, pois o queijo é rico em proteínas e gorduras;
  • Banana de sobremesa das refeições principais, pois ao se comer uma boa quantidade de salada e carne, frango ou peixe, os carboidratos da banana não irão estimular a produção de gordura corporal.

Além disso, outras dicas são comer banana no pré ou no pós-treino e escolher bananas pequenas e não muito maduras, pois assim elas não serão ricas em açúcar.

Comprar